quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Quarteto Novo



Histórico - formado em 1966 e inicialmente composto por Heraldo do Monte (guitarra), Theo de Barros (baixo) e Airto Moreira (percussão), o grupo era conhecido como Trio Novo e acompanhava Geraldo Vandré durante suas apresentações. Como os três músicos necessitavam de arranjos mais elaborados, Airto convidou o seu amigo e flautista Hermeto Pascoal para integrar o grupo, e assim nasceu o Quarteto Novo.
Neste primeiro e único álbum lançado, o quarteto fantástico da música brasileira faz com que ritmos nordestinos se fundam com improvisações jazzísticas de maneira maravilhosa. Uma joia da música brasileira.
Ficha Técnica
Ano - 1967
Gênero - MPB
Gravadora - Odeon
Faixas
1 - O Ovo
2 - Fica Mal Com Deus
3 - Canto Geral
4 - Algodão
5 - Canta Maria
6 - Síntese
7 - Misturada
8 - Vim de Sant'Ana
9 - Ponteio
10 - O Cantador

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Livro - Bossa Nova e Outras Bossas


Histórico - este livro é uma compilação de capas de discos de bossa nova selecionadas pelo músico Charles Gavin e pelo colecionador Caetano Rodrigues. Ótima referência para conhecer a estética das artes das capas de discos.

Primo Trio

Histórico - primeiro álbum do trio formado por João Antônio Peixoto Primo (piano), Tancredo Oliveira (baixo) e Luis Sérgio Pacce (bateria). Bossa jazz de fina qualidade.
Ficha Técnica
Ano - 1962
Gênero - bossa nova, jazz
Gravadora - Musicdisc
Produzido por: Nilo Sérgio
Faixas
1 - Garota Morena
2 - Mascarada
3 - Charade
4 - Prece
5 - Nosso Tema
6 - Maria
7 - Vai Menina
8 - O Samba Está Bom
9 - A Vizinha do Lado
10 - Olha a Favela
11 - Balanço Zona Sul
12 - Feitio de Oração

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bango

Histórico - formado por ex-integrantes d'Os Canibais, a banda Bango fazia um som com influências do rock psicodélico e das guitarras de Lanny Gordin. Praticamente desconhecido no Brasil, o álbum de estreia teve uma primeira tiragem limitadissíma, e foi somente agora nos anos 2000 que o disco volta ao catalogo pelo selo alemão Shadocks.
Ficha Técnica
Ano - 1971
Gênero - rock psicodélico
Gravadora - Shadocks
Faixas
1 - Inferno no Mundo (Hell in The World)
2 - Mas Senti (But I Fell)
3 - Rolling Like a Boat
4 - Motor Maravilha
5 - Marta, Zeca, o Padre, o Prefeito, o Doutor e eu
6 - Rock Dream
7 - Geninha
8 - Only
9 - Vou Caminhar (Walking)
10 - Ode To Billy

sábado, 12 de dezembro de 2009

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Persona

Histórico - Persona era um famoso bar de São Paulo na década de 70. Lá, havia um jogo em que cada pessoa sentava de um lado da mesa com um pedaço de vidro entre elas. Iluminadas somente por luzes de velas, os rostos das duas pessoas se fundiam no reflexo do vidro.
O jogo foi distribuido para os frequentadores do bar juntamente com uma trilha sonora. Este disco de 10'' foi um trabalho experimental que Luís Carlini (guitarra), Lee Marcucci (violão) e Franklin Paolillo (percusão), todos membros da Tutti Frutti, fizeram para o jogo. A gravação é precária, possivelmente realizada por um gravador K7.
Inspirado no filme Persona, de Ingmar Bergmar de 1966, tanto o jogo quanto a trilha estimulam o jogador a fazer uma reflexão sobre si mesmo através do reflexo da outra pessoa.
Ficha Técnica
Ano - 1975
Gênero - rock experimental, progressivo
Gravadora - n/d
Produzido por: Roberto Campadello e Luis Carlini
Faixas
1 - Introdução / Monte
2 - Céu
3 - Terra
4 - Fogo
5 - Água
6 - Vento
7 - Lago
8 - Trovão

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Rosana Toledo - Momento Nôvo

Histórico - a mineira Rosana Toledo (nascida Maria da Conceição Toledo) iniciou sua carreira como cantora formando a dupla Irmãs Toledo, com Maria Helena, em 1947. A dupla durou apenas quatro anos e cada irmã seguiu seu caminho, sempre dentro da música. Rosana participou de vários concursos e especiais de rádio e tv até ser contratada por uma gravadora em 1957.
"Momento Nôvo" é o seu sexto disco e traz composições do casal Luis Bonfá e Maria Helena (sua irmã) e releituras de clássicos da bossa nova de Tom Jobim e Roberto Menescal. A voz suave de Rosana se constrasta muito bem com a orquestração retumbante do maestro Gaia neste ótimo álbum de bossa nova.
Ficha Técnica
Ano - 1964
Gênero - bossa nova
Gravadora - Philips
Produzido por: Armando Pittigliani
Faixas
1 - Hoje é Dia de Amor
2 - Inútil Paisagem
3 - Recomeço
4 - Quanto Custa Amar
5 - A Tarde Sorriu Pra Mim
6 - Adriana
7 - Momento Novo
8 - Ama
9 - Pequeno Olhar
10 - Mar a Mar
11 - Encanto Triste
12 - Só Tinha Que Ser Com Você

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Dom Salvador e Abolição - Som, Sangue e Raça

Histórico - discaço, esta pérola é dos álbuns mais importantes do funk nacional. O talentoso pianista Dom Salvador dá um toque jazzístico ao som suingado do octeto Abolição, criando assim uma sonoridade única.
Nota-se, além das influências de funk, soul e jazz, uma grande afinidade com ritmos brasileiros, como o forró nordestino em "Hey Você", da bossa nova e do samba no tema "Samba do Malandrinho". Um disco que mostra toda a pluridade musical de Dom Salvador.
Ficha Técnica
Ano - 1971
Gênero - funk, MPB, samba
Gravadora - CBS
Produzido por: Ian Guest
Faixas
1 - Uma Vida
2 - Guanabara
3 - Hei! Você
4 - Som, Sangue e Raça
5 - Tema Pro Gaguinho
6 - O Rio
7 - Evo
8 - Numbre One
9 - Folia de Reis
10 - Moeda, Reza e Cor
11 - Samba do Malandrinho
12 - Tio Macrô

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sharon Jones & The Dap-Kings - 100 Days 100 Nights

Histórico - magnífica cantora, Sharon Jones iniciou sua carreira na concorrida década de 70, participando de gravações de vários grupos, porém nunca conseguiu gravar o seu próprio álbum. Aos 25 anos já estava desacreditando na carreira musical e iniciava um emprego como carcereira duma penitenciária de Nova York.
Em 1996, aos 40 anos, foi chamada pelo marido saxofonista para integrar o trio de backing vocal de seu grupo. Quando os produtores da Desco Records ouviram sua potente voz, não tiveram dúvida: dispensaram as outras meninas do coro e contrataram Sharon.
A Desco Records mudou de nome para Daptone Records e lançou três álbuns com a cantora: "Dap Dippin" (2001), "Naturally" (2005) e este "100 Days 100 Nights" (2007).
Sharon contou com uma mãozinha do outro lado do Atlântico para tornar seu nome mundialmente conhecido. A cantora Amy Winehouse estava procurando uma banda para a gravação de "Back to Black" e encontrou no grupo de apoio de Sharon, os Dap-Kings, a sonoridade que estava procurando. A parceria entre a britânica e os músicos estadunidenses deu certo, o álbum vendeu quase 7 milhões de cópias, ganhou Grammys e chamou a atenção do mundo da música para Sharon Jones, a verdadeira líder daquela ótima banda.
Este terceiro disco traz uma sonoridade mais funkeada do que os trabalhos anteriores. Sharon pega o ouvinte pela mão e o faz passear pelo o que de melhor já foi feito pela Motown e Stax. Funk de primeira do inicio ao fim.
Ficha Técnica
Ano - 2007
Gênero - funk
Gravadora - Daptone Records
Produzido por: Scott Hull & Paul Gold
Faixas
1 - 100 Days, 100 Nights
2 - Nobody's Baby
3 - Tell Me
4 - Be Easy
5 - When The Other Foot Drops, Uncle
6 - Let Them Rock
7 - Something's Changed
8 - Humble Me
9 - Keep On Looking
10 - Answer Me

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MC 5 - Back in the USA

Histórico - este segundo álbum foi o primeiro do MC5 gravado em um estúdio. Logo, o ferrenho fã do trabalho anterior pode, num primeiro momento, pensar que a banda se rendeu ao polimento sonoro de um estúdio de gravação para fazer um trabalho mais comercial. Grande engano amigo. Claro, é evidente que a banda teve um cuidado com a estética sonora na hora da produção (pianos, palmas e etc), mas toda a energia destruidora (vide Kick Out The Jams, primeiro disco da banda) do grupo continua intacta.
Back in the USA é uma homenagem que estes cinco arruaceiros da música fizeram ao Rock'n'Roll. Simples e direto, numa concepção pré-punk, o MC5 ataca o ouvinte com versões anfetaminadas de "Tutti Frutti" de Little Richards e "Back in the USA de Chuck Berry e clássicos imperdiveis, como "Tonight", "Looking at You" e "American Ruse".
Enfim, com este álbum o MC5 pode provar que consegue converter energia em decibéis até num comportado estúdio de gravação.
Ficha Técnica
Ano - 1970
Gênero - rock
Gravadora - Elektra/Atlantic
Produzido por: Jon Landau
Faixas
1 - Tutti Frutti
2 - Tonight
3 - Teenage Lust
4 - Let Me Try
5 - Looking At You
6 - High School
7 - Call Me Animal
8 - The American Ruse
9 - Shakin' Street
10 - The Human Being Lawnmower
11 - Back In USA