domingo, 31 de maio de 2009
Brazilian Octopus
Lançado em 1969 o disco apresenta apenas músicas instrumentais, com influências que vão do jazz à bossa, passando pelo samba e com um toque experimental e psicodélico. Não há como escapar dos tentáculos desse octeto. Mais informações nessa matéria do Carlos Calado.
Ficha Técnica
Ano - 1969
Gênero - Experimental, MPB, jazz, bossa, samba. psicodélico
Gravadora - Fermata
Produzido por: Mário Albanese e Fausto Canova
Faixas
1 - Gamboa
2 - Rhodosando
3 - Canção Latina
4 - Pavane
5 - As Borboletas
6 - Momento B/8
7 - Summer Hill
8 - Gosto de Ser Como Sou
9 - Chaye
10 - Canção de Fim de Tarde
11 - O Pássaro
12 - Casa Forte
segunda-feira, 25 de maio de 2009
The Stooges - Fun House
Entrando de cabeça nos anos 70, Iggy Pop (vocal), Ron Ashton (guitarra), Dave Alexander (baixo) e Scott Ashton (bateria) rumaram para Los Angeles e voltaram mais selvagens que nunca. A barulheira explícita do primeiro disco foi mantida, mas sem as experimentações do então produtor John Cale (Velvet Underground). Assim abriu-se caminho para as porradas, intensas, selvagens e sem intervalos. Recomenda-se ao ouvinte preparar o espírito antes de pôr o disco pra rodar.
Ficha Técnica
Ano - 1970
Gênero - Rock, punk
Gravadora - Elektra / Sundaze
Produzido por: Don Gallucci
Faixas
1 - Down on the Street
2 - Loose
3 - T.V. Eye
4 - Dirt
5 - 1970
6 - Fun House
7 - L.A. Blues
sábado, 23 de maio de 2009
..até subir pro Céu... Zé Rodrix (1947 - 2009)
Cantor, compositor, multi-instrumentista, escritor e publicitário. Muito mais que isso, Zé Rodrix foi quem trouxe a calmaria do campo ao rock. Junto com Sá e Guarabyra, foi criador e expoente máximo do chamado rock rural.
Suas composições ecoaram nas cabeças da chamada geração "bicho grilo". Todos queriam uma casa no campo com o conforto de uma "baleia". Todos tinham orgulho de serem latino-americanos.
Além do trio Sá, Rodrix e Guarabyra, Rodrix tocou nas bandas Som Imaginário e Joelho de Porco.
Zé Rodrix partiu na madrugada de 22 de maio aos 61 anos.
sexta-feira, 22 de maio de 2009
quinta-feira, 21 de maio de 2009
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Os Catalépticos - Psycho Path Fever
Ano - 2003
Gênero - Power Psychobilly
Gravadora - Loveless Beat Record
Faixas
1 - Psycho Path Fever
2 - Blood as Wine
3 - You'll Remember Me
4 - Bad Luck Game
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Otis Redding - Satisfaction
Ficha Técnica
Ano - 1989
Gênero - Soul
Gravadora - The Swingin Pig
Produzido por: n/d
Faixas
1 - Day Tripper
2 - Fa-Fa-Fa-Fa-Fa (Sad Song)
3 - My Girl
4 - Shake
5 - I've Been Loving You Too Long
6 - (I Can't Get No) Satisfaction
7 - Try a Little Tenderness
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Nuggets: Original Artyfacts From The First Psychedelic Era - 1965-1968
Histórico - o supra sumo do rock de garage e psicodélico. Bandas obscuras que provalmente você nunca vai encontrar em outro lugar estão aqui. Essa coletânia abrange de 1965 a 1968 e a seleção conta com bandas mais conhecidas (pra quem é fissurado pelo rock anos 60) como Seeds e Nazz (segunda banda de Todd Rundgren) e outras pérolas negras como Chocolate Watchband e Barbarians. Pepitas raras que só são achadas depois de muita escavação.
Ficha Técnica
Ano - 1972
Gênero - Rock, garage, psicodélico
Gravadora - Elektra
Produzido por: Lenny Kaye (atual guitarrista da Patti Smith)
Faixas
1 - The Electric Prumes - I Had Too Much to Dream
2 - The Standells - Dirty Water
3 - The Stangelovers - Night Time
4 - The Knickerbockers - Lies
5 - The Vagrans - Respect
6 - Mouse - A Public Executaion
7 - The Blues Project - No Time Like the Right Time
8 - The Shadows of Night - Oh Yeah
9 - The Seeds - Pushi'n too Hard
10 - The Barbarians - Moulty
11 - The Remains - Don't Look Back
12 - The Magicans - An Invitation to Cry
13 - The Castways - Liar, Liar
14 - The 13th Floor Elevation - You're Gonna Miss Me
15 - Count Five - Psychotic Reaction
16 - The Leaves - Hey Joe
17 - Michael and the Messengers - Romeo & Juliet
18 - The Cryan' Shames - Sugar and Spice
19 - The Amboy Dukes -Baby Please don't go
20 - Blues Magoo - Tobaco Road
21 - The Chocolate Watchband - Let's Talk About Girls
22 - The Mojo Men - Sit Down, I Thing I Love You
23 - The Third Rail - Run Run Run
24 - Sagittarius - My Wold Fell Down
25 - Nazz - Open My Eyes
26 - The Premiers - Farmer Jonh
27 - The Magic Mushrooms - Its'-a-Happening
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Rita Lee - Cilibrinas do Éden
Histórico - álbum nunca lançado de Rita Lee. Gravação feita em 1973, quando a cantora já havia se desligada dos Mutantes e iniciava uma promissora carreira solo acompanhada pela também cantora Lúcia Turnbull e pela banda Tutti Frutti.
Reza a lenda que a destruição do escritório do André Midani, executivo da Philips, causado por Rita Lee e Tim Maia teria sido motivada pelo veto da gravadora ao disco e ao atraso com o segundo lançamento da cantora. Em sua autobiografia Midani não menciona nada sobre o fato e desmente a confusão causada pelos dois cantores.
Musicalmente, Cilibrinas apresenta uma proposta muito diferente do rock progressivo final de carreira dos Mutantes. Rita busca o psicodelismo, o experimentalismo e o espirito de irreverência juvenil do inicio de carreira dos Mutantes, o que dá um frescor novo ao trabalho da cantora, em contrapartida ao som prog e perfeccionista que os irmãos Baptista estavam fazendo na época.
Apesar do veto, muitas músicas deste disco foram reaproveitadas em trabalhos posteriores.
Lançado de forma não-oficial numa edição limitadíssma na Europa, o álbum possui duas faixas bônus.
Ficha Técnica
Ano - 1973/2008
Gênero - Rock. psicodélico
Gravadora - Philips?
Produzido por: n/d
Faixas
1 - Cilibrinas do Éden
2 - Festival Divino
3 - Bad Trip (Ainda Bem)
4 - Vamos Voltar ao Princípio Porque lá é o Fim
5 - Paixão da Minha Existência Atribulada
6 - Gente Finaé Outra Coisa
7 - Nessas Alturas dos Acontecimentos
8 - E Você Ainda Duvida
9 - Minha Fama de Mau
10 - Mamãe Natureza
11 - Hoje é o Primeiro Dia de Nossas Vidas (Rita Lee e Os Mutantes Out Take, 1972)
12 - Mande Um Abraço para a Velha (Os Mutantes - compacto 7º Festival Internacional da Canção, 1972)
Serviço - Wonka Bar lança documentário sobre Jazz
Apenas repassando...
Nas décadas de 1950 e 1960, Curitiba possuía uma cena musical de jazz efervescente, refletindo um dos momentos áureos da economia local e suas grandes safras de café, o chamado “ouro verde”. O movimento atraia músicos de vários lugares do país e teve palco principalmente nas boates da cidade, onde o repertório habitual começou a ser progressivamente substituído pelo estilo musical norte-americano. Uma cena que tem se mantido graças à formação de novas gerações de músicos.
É justamente essa viagem à Curitiba perdida, que começa nas longínquas noites da capital paranaense em bares como o La Vie en Rose, Marrocos, Moulin Rouge, King’s Club, Gracefull e o Clube Tropical e avança até os dias atuais, que trata o documentário longa-metragem “Música Subterrânea”, mais nova produção do Projeto Olho Vivo, que será lançado nesta quinta-feira (14), às 21h, no Wonka Bar, em Curitiba.
Baseado na pesquisa “Música Subterrânea: o jazz em Curitiba como elemento significante para os contornos do cenário sócio-cultural da cidade”, da mestre em história Deborah Agulham Carvalho, o documentário resgata histórias - algumas notórias e outras muito íntimas - através de bate-papos com cinco gerações de músicos jazzistas que escreveram grande parte da história da música e da noite curitibana.
“Não houve pretensão de recuperar uma linha histórica. Optamos por realizar conversas informais entre os músicos, pois queríamos pegar com mais vida essas histórias do passado”, conta Luciano Coelho, diretor do documentário, que também realizou a edição, direção de fotografia e câmera de Música Subterrânea.
“Músicos importantes começaram aqui na noite de Curitiba”, lembra Luciano. Nos anos 50 e 60, com a pujança econômica houve um grande fluxo de pessoas de fora para a cidade, o que acabou atraindo os músicos também. Entre eles estavam o trombonista carioca Raul de Souza, que veio atuar na banda da Escola de Oficiais Especialistas da Aeronáutica e Infantaria de Guarda, e o percussionista catarinense Airto Moreira, que chegou a Curitiba com apenas 15 anos e posteriormente chegou a gravar com um dos mestres do jazz, Miles Davis. “A cidade permitia e promovia várias atividades. Foi uma época incrível”, completa a pianista Marília Giller, que também é pesquisadora do jazz na cidade.
O documentário destaca ainda o talento de pratas da casa. “É impressionante ver, por exemplo, a influência de músicos da cena local na origem da bossa nova, como o baterista Guarany Nogueira, que é citado como criador da batida da bossa nova, e o maestro Waltel Branco, que fez os arranjos de Chega de Saudade, para o disco de João Gilberto, considerado o marco inicial do estilo”, comenta Luciano. No Brasil, o jazz, junto com o samba, foi um dos ritmos que formou a bossa nova.
Para a cantora Selma Batista, uma das histórias mais contundentes do documentário é justamente a do talentoso pianista paranaense Gebran Sabbag. “Além de ter construído um espaço bonito na música da cidade, o Gebbran ainda criou filhos músicos, teve uma hereditariedade”, conta Selma.
O projeto de Música Subterrânea levou cerca de um ano para ficar pronto, entre as pesquisas e a finalização do documentário, e teve como base a pesquisa em jornais, artigos, entre eles os do critico e pesquisador Aramis Millarch, e entrevistas com mais de 30 músicos curitibanos e de fora da cidade. “Trata-se de um projeto super importante para a história da cidade. É o tipo da coisa que ao invés de sair da moda vai se valorizar a cada ano e sua importância vai ser vista mais pra frente“, resume Helinho Brandão, consultor do documentário e saxofonista da banda Wonka Jazz Project, que se apresentará no lançamento do filme.
Ficha técnica:
Música Subterrânea
Documentário longa-metragem (120')
Direção, Direção de Fotografia, Câmera e Edição: Luciano Coelho
Produção: Marcelo Munhoz
Assistência de Produção: Luciana Patrícia de Morais
Assistência de Câmera: Tiago Borges, Vitor Schuhli e Bruno Mancuso
Som Direto: Marcos Ribeiro
Coordenação de pesquisa: Deborah Agulham Carvalho
Pesquisadoras: Luciana Patrícia de Morais e Maria Henriqueta Gimenes
Consultoria: Helinho Brandão
Design Gráfico: André Coelho
Entrevistas e apresentações com Gebran Sabbag, Fernando Montanari, Raul de Souza, Waltel Branco, Airto Moreira, Beppi, Norton Morozowicz, Robertinho Silva, Geraldo Elias, Saul Trumpet, José Antônio Boldrin, Selma Baptista, Reamir Scarante, Gerson Bientinez, Hilton Barcelos, Orlando Comandulli, Helinho Brandão, Marília Giller, Yuri Daniel, Belmiro, Jorge Patto, Paulo Branco, Henrique Pollaco, José Oliva Negretti, Jeffersohn Sabbag, Glauco Sölter, Mario Conde, Endrigo Bettega, Arismar Espírito Santo, Nelson Ayres, Pau Brasil, Fernando Cacau, Serginho Coelho, Paulinho Sabbag, Ian e Allan Giller Branco.
Serviço:
Lançamento de “Música Subterrânea”
Exibição do documentário longa-metragem, apresentação da banda Wonka Jazz Project e jam session com os músicos presentes
Data: 14 de maio (quinta-feira)
Horário: a partir das 19h
Local: Wonka Bar (Rua Trajano Reis, 326 – São Francisco)
Preço: de graça até às 21h, após R$ 10,00
Informações: (41) 3015-1592
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Os Diagonais
Histórico - primeira gravação do grupo liderado por Cassiano, um dos precursores do soul brasileiro. A banda conta com Camarão (irmão de Cassiano), Hyldon e Amaro. Influênciados pela levada soul music da Motown e por ritmos brasileiros, o grupo iniciou a carreira sob o nome de Bossa Trio em 1964.
Ficha Técnica
Ano - 1969
Gênero - soul
Gravadora - Epic
Produzido por: Helcio Milito
Faixas
1 - Baby, Baby
2 - Na Baixa do Sapateiro/Helena Helena
3 - Não dá pra entender
4 - Solução/Cabelos Brancos
5 - Meu Sonho é Você/Sabe Deus
6 - Meu Cariri
7 - Clarimunda
8 - Praça Onze/Bat Macumba
9 - O Trem Atrazou/Atire a Primeira Pedra
10 - Terezinha de Jesus/Cala a Boca Etelvina
11 - Siga/Célia
12 - General da Banda/Vai, que depois eu vou
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Thin Lizzy - Hollywood
Ficha Técnica
Ano - 1981
Gênero - Rock
Gravadora - Chappell/Phonogram LTD
Produzido por: Chris Tsangarides e Thin Lizzy
Faixas
1 - Hollywood (Down on your luck)
2 - The Pressure Will Blow
terça-feira, 5 de maio de 2009
Iggy Pop - Beat My Brain
Ano - 1977?
Gênero - Rock
Gravadora - James Records
Produzido por: n/d
Faixas
1 - The Passanger (Copenhagem 77)
2 - Lust For Life (London 77)
3 - Fun Time (London 77)
4 - No Fun (London 77)
segunda-feira, 4 de maio de 2009
Faichecleres - Indecente, Imoral & Sem Vergonha
Histórico - surgida em Curitiba no final dos anos 90, os Faichecleres fizeram um debut em grande estilo: em plena era do mp3, a banda optou por lançar seu primeiro trabalho em Long Play (LP). As limitadissímas cópias foram vendidas na Vinyl Club.
Influênciados pelo rock'n'roll britânico dos anos sessenta e pela canalhice do rock gaúcho (vide Cascavelletes, TNT e afins), o grupo apresenta neste álbum uma energia contagiante que há muito tempo não se via no rock nacional.
Ficha técnica
Ano - 2005
Gênero - Rock'n'Roll
Gravadora - n/d
Produzido por: Ricardo Moura e Faichecleres
Faixas
1 - Aninha Sem Tesão
2 - A Melhor Amiga
3 - Ela Só Quer Me Ter
4 - A Boca Dela
5 - Metida Demais
6 - Bajulações, Modéstia À Parte
7 - Santa (Rock'n'Roll)
8 - Isso Não É Tão Mal Assim
9 - Lado B
10 - Indecente, Imoral & Sem Vergonha
11 - O Meu Rock'n'Roll
12 - O Novo Terno Velho