quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Waltel Branco - Meu Balanço

Histórico - o maestro e violonista Waltel Branco é uma figura ímpar da música popular brasileira. Nascido em Paranaguá em 22 de novembro de 1929 (coincidência ou destino, no Dia do Músico), começou sua aplicação musical logo cedo com seu pai e com o tempo, a cidade portuária ficou pequena para seu talento. Rumou para o exterior e tocou com Nat King Cole, Henry Mancini, Quincy Jones entre outros. Ficou amigo de Fidel Castro. Teve aulas com Andres Segóvia. Fez seu nome mundo afora.
De volta a pátria mãe, trabalhou mais tempo que qualquer ser humano aguentaria com João Gilberto e foi convidado por Roberto Marinho para produzir trilhas sonoras de novelas. Entre discos produzidos, arranjados e participações, Waltel deu seu toque de Midas a tantos álbuns que nem o próprio consegue numerar.
Uma prova de seu talento é este Meu Balanço. Sua gênese surgiu após Waltel finalizar um álbum de Roberto Carlos, e com as oito horas de estúdio que sobrou, o mestre criou uma das pérolas mais apetitosas do funk brasileiro. Pode-se sentir uma pitada pimentada de Isaac Hayes e as músicas "Zoraia", "Luar do Sertão" e a faixa título cairiam como uma luva na trilha sonora de Shaft. Mas a levada malandra, com o caprichado arranjo de cordas e a influência do samba e da música brasileira em geral fazem este disco ter identidade única.
Enfim, este é um álbum imperdível.
Ficha Técnica
Ano - 1975
Gênero - Funk
Gravadora - CBS
Produzido por: Waltel Branco
Faixas
1 - Luar do Sertão
2 - Sonho no Céu
3 - Meu Balanço
4 - Lady Samba
5 - Apenas Um Coração Solitário
6 - Jael
7 - Walking
8 - Satiricon
9 - Carmen
10 - Meiguice
11 - Pettit Fils
12 - Zoraia

Nenhum comentário: