quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

The Clash

Histórico - o ano é 1977. Enquanto os hedonistas do The Damned lançavam o primeiro álbum de punk do movimento britânico de 77 e os anarquistas niilistas do Sex Pistols destruiam tudo, o the Clash, observava tudo o que acontecia na sociedade. Desde a ascenção do punk, as altas taxas de desempregos, as manchetes dos jornais, a monotonia da vida londrina até a movimentação da música negra jamaicana. Tudo isso serviu de base para este primeiro álbum.
Foi o The Clash quem injetou engajamento ao punk, todas as desilusões dos jovens eram retradas nas letras de Joe Strummer, Mick Jones e Paul Simonon, tornando assim o grupo na grande voz da juventude londrina.
Musicalmente, o Clash foi o grupo punk mais eclético da cena 77, pois buscava beber desde o rock'n'roll tradicional até ao ska jamaicano. Os músicos eram estremamente habilidosos e sabiam criar melodias trabalhadas dentro do punk(!). E mesmo não sendo um grande vocalista (apesar de não existir grandes vocalistas no punk), Strummer segurava bem a barra, com seus gritos e seu sotaque britânico carregado.
Enfim, este foi o álbum que incendiou Londres. Fundamental.
Ficha Técnica

Ano - 1977
Gênero - punk
Gravadora - CBS
Faixas
1 - Janie Jones
2 - Remote Control
3 - I'm So Bored With The USA
4 - White Riot
5 - Hate & War
6 - What's My Name
7 - Deny
8 - London's Burning
9 - Career Oportunities
10 - Cheat
11 - Protex Blue
12 - Police & Thieves
13 - 48 Hours
14 - Garageland

Nenhum comentário: