terça-feira, 13 de abril de 2010

Pappo's Blues 3

Histórico - antes, um breve histórico do rock argentino. Na Argentina, assim como no Brasil, o rock começou a ser importado inicialmente com Elvis, Jerry Lee Lewis, Little Richards e etc. Mas a globalização pop dos Beatles influenciou toda uma geração de músicos, no Brasil tivemos a Jovem Guarda e na Argentina grupos como Los Gatos Saljares, Sandro Y Los de Fuego e Los Beatniks.
Na segunda metade da década de 60, no Brasil surgiu a Tropicália, movimento que se desvinculou em parte da influência musical estrangeira buscando uma identidade mais nacional. Na Argentina, o regime militar impôs que todos os discos de bandas estrangeiras tinham que ter todo o material traduzido (nome da banda e do disco, músicas, encarte) para fortalecer o nacionalismo. Porém, este ato teve um resultado reverso, pois com informações nos álbuns na língua mãe, os argentino inseriram com mais facilidade as bandas estrangeiras na cultura musical.
Pode-se dizer que na Argentina existiu uma forte geração rock no auge do rock, nas décadas de 60 e 70. Isso explica o fanatismo deles por rock'n'roll até nos dias de hoje.
O resultado de tudo isso e mais um pouco foi o surgimento na Argentina de bandas com forte influência de blues, hard e prog inglês. Um exemplo é este excelente Pappo's Blues 3.
Ficha Técnica
Ano - 1973
Gênero - rock, blues, hard
Faixas
1 - Statocaser Boodie
2 - Pájaro Metálico
3 - Sucio Y Desprolijo
4 - El Sur De La Ciudad
5 - Sandwiches De Miga
6 - El Brujo Y El Tiempo
7 - Trabajando En El Ferrocarril
8 - Caras En El Parque
9 - Siempre Es Lo Mismo Nena

Nenhum comentário: