segunda-feira, 29 de junho de 2009

A Chave

Histórico - lendária banda formada por Ivo Rodrigues (voz), Paulo Teixeira (guitarra), Carlão Gaertner (baixo) e Orlando Azevedo (bateria). Surgido em meados de 1969, o grupo foi um dos pioneiros do rock paranaense, porém por falta de visão dos produtores das grandes gavadoras, os músicos nunca chegaram a gravar um álbum inteiro, somente um compacto com duas músicas. Isso só aumentou o seu misticismo. Ninguém tinha seguer um registro da banda, as únicas lembranças das músicas ficavam na cabeça da galera após os shows.
Porém, somente agora nos anos 2000, um cd da Chave é lançado. Garimpado em São Paulo pelos proprietários da Vinyl Club, esse debut não-oficial teve a aprovação de todos os integrantes da banda, tornando-se assim, um "pirata-oficial". O álbum abre com rock energético, é impossível não deixar a Chave entrar, pois o ofício deles é o rock'n'roll. As composições foram feitas em parceria com o poeta Paulo Leminski, e o resultado só poderia ser o casamento perfeito entre musicalidade e letras inteligentes. Coisa rara até hoje no Rock. E o que falar de Ivo Rodrigues... o maior vocal de rock do Paraná simplesmente arrebenta nesse cd. Sua voz rouca e seus gritos já eram marcantes há 40 anos.
A Chave fez muito sucesso e tocou com vários grupos, entre eles Mutantes, Made in Brazil, Rita Lee & Tutti Frutti, Joelho de Porco, Casa das Máquinas e Secos & Molhados. A banda acabou em 1979 e Ivo Rodrigues e Paulo Teixeira formaram o Blindagem.
Ficha Técnica
Ano - 2005
Gênero - rock
Gravadora -n/d
Produzido por: n/d
Faixas
1 - De Ponta Cabeça
2 - Meu Ofício é o Rock And Roll
3 - Me Provoque Pra Ver
4 - Luva de Pelica
5 - Raquel
6 - Buraco No Coração
7 - A Bruxa
8 - Bye Bye Baby Blue
9 - Blue Satanás
10 - Macacos Cósmicos
11 - A Coisa Era Pra Matar
12 - Galope
13 - Buraco No Coração (bonus do Compacto 1977)
14 - Me Provoque Pra Ver (bonus do Compacto 1977)

Nenhum comentário: