quarta-feira, 10 de junho de 2009

John Coltrane - A Love Supreme

Histórico - a obra suprema de Coltrane. Gravado numa única sessão, a suite em quatro partes é a mais bela oração à Deus criada por mortais.
Todos os musicos pareciam iluminados quando gravaram este álbum. O quarteto de Coltrane formado por Elvin Jones (bateria), McCoy Tyner (piano) e Jimmy Garrison (baixo) captaram muito o espirito, a fé e a dedicação do chefe. Uma prova disso são as duas últimas faixas, gravadas em apenas um take.
John Coltrane sempre foi dedicado à música. Basta olhar para a foto desta capa tirada quando o saxtenorista gravava com Duke Ellington: o semblante é sério e focado, seu único objetivo é fazer música. Seu talento era tanto que fazia até o genial Miles Davis redobrar-se. Enquanto trabalhava com o trumpetista, Coltrane estava afundado na heroina e isso estava afetando seu desempenho. Davis não suportou e demitiu o músico, porém foi obrigado a recontrata-lo pouco tempo depois, pois não havia substituto no mesmo nível.
Uma das raras vezes que Miles dirigiu a palavra ao público durante um show foi para anunciar a saida de Coltrane de seu quinteto para realizar projetos solos.
Do periodo que Coltrane deixou Miles até o surgimento de Love Supreme passaram-se cinco anos. Nesse meio tempo, realizou bons discos, tornou-se o segundo jazzista mais bem pago (perdendo apenas para seu antigo companheiro), largou as drogas, casou-se e pensou muito em Deus. Esses fatores contribuiram muito para a mistificação de Love Supreme. Coltrane estava a vontade com seus músicos e com a sua vida pessoal, e se libertou para fazer experimentações neste álbum, incluindo uma intervensão vocal evocando o titulo do disco.
A Love Supreme sacudiu não só o mundo do Jazz, mas também influenciou músicos como o guitarrista Phil Lesh do Grateful Dead e Roger McGuinn do Birds.
Ficha Técnica
Ano - 1965
Gênero - Jazz
Gravadora - Impulse!
Produzido por: Bob Thiele
Faixas
1 - Acknowledgement
2 - Resolution
3 - Pursuance
4 - Psalm

Nenhum comentário: